NOTÍCIA

Publicado em: 15/01/2020

Como ambientes ergonômicos podem ajudar a evitar ansiedade pré consulta na sua clínica odontológica

Se você é um dentista e está pensando em abrir sua clínica odontológica, ou até mesmo já tem uma e quer saber como reter seus pacientes a longo prazo, esse artigo vai te ajudar a identificar porque a maioria dos pacientes não retorna ao consultório.

Com a democratização das ciências da saúde, o ato de ir à clínica odontológica tornou-se algo complicado para pais e adultos. Isso se deve principalmente porque a necessidade de ir ao dentista gera ansiedade. É comum ao ideário popular associar a ida ao dentista com algo desagradável, a dor ou desconforto, a consequência é cada vez mais adultos que evitam ir ao dentista com a regularidade recomendada.

Para entender como isso afeta o atendimento na clínica, primeiro precisamos distinguir a ansiedade do medo, a primeira caracteriza-se como um temor, porém nesse temor não existe um objeto real, trata-se de uma percepção de risco que desencadeia um estado de alerta normal no ser humano.

Existem “agentes” externos de ansiedade que em conjunto com os indutores internos manifestam uma reação de defesa a qual muitos profissionais têm que lidar diariamente: crianças que choram e impedem os procedimento, adultos que se recusam a realizar determinados procedimentos, ou até que agravam situações por falta de acompanhamento.
Mas sem sombra de dúvidas, o grande problema dessas situações é o desgaste gerado aos pacientes, pais e profissionais que os atendem direta ou indiretamente.

Crianças são as que mais sofrem com isso, o que torna o necessidade de seu atendimento crítico. Nesse momento, a percepção sobre o mundo está sendo construída, ainda não existem medos, mas a ansiedade já está começando a se desenvolver. Se a clínica odontológica não estiver preparada para atender esse paciente, consequentemente ele acabará criando um comportamento que levará para a vida adulta.

Muitos estudos indicam que grande parte desse problema está no dentista que não é preparado para entender os diferentes tipos de pacientes. Até certo ponto, isso é verdade. Mas deixa-se de considerar o planejamento dos ambientes, móveis e experiências pelos quais o paciente passa até entrar no consultório. Em qualquer idade, sob tensão a psiquê humana entra em alerta e todo o ambiente externo pode desencadear reações emocionais profundas como síndromes de ansiedade e até mesmo o medo e é justamente por esse motivo que os ambientes que precedem o atendimento precisa ser pensados sob uma ótica ergonômica e aconchegante.

Para entendermos melhor, como isso pode impactar no atendimento de um paciente em um dentista, imagine que você é um de seus pacientes. Essa é a primeira vez que você vai a esse dentista ou talvez seja uma daquelas vezes em que você é obrigado a ir por algum problema e portanto você já está sob tensão. Talvez exista dor ou desconforto e você é obrigado a aguardar em um local com ar condicionado, ou seja está muito frio e você não estava preparado, não havia como saber. Aqui a mente começa a pensar na imprevisibilidade desse ambiente, afinal em ambientes normais pode-se imaginar que a temperatura será limitada pelo conforto ou pelo preparo das pessoas.

A cadeira também é desconfortável, apesar de ser perceptivelmente bonita - ela combina com sua fachada, mas não resistiu ao uso como deveria e já não apresenta aquele conforto mínimo. O ambiente estéril não te dá qualquer sinal de que o que vem por aí é bom, talvez a recepcionista não tenha te dado um bom dia e só pediu para você aguardar ser chamado. 
Pode parecer ficção, e é até certo ponto, mas acredite, esses são todos estímulos normais presenciados por pacientes em um consultório odontológico. O que acontece a partir daqui varia de pessoa para pessoa, mas em geral, a ansiedade e/ou o medo transformam o que o paciente vê e sente em um aviso de perigo, talvez seu paciente saia correndo, talvez ele faça o primeiro atendimento e nunca mais volte ou ele pode enfrentar tudo isso e continuar voltando. Como dissemos, isso varia, mas em geral pode ser evitado.

Como? Planejando os ambientes e o mobiliário da clínica. Escolher de móveis ergonômicos e confortáveis é muito mais econômico e lucrativo a longo prazo. Eles duram mais que modelos convencionais e participam ativamente na percepção do paciente. Elementos decorativos podem criar conexões emocionais com os pacientes, fazê-los sentir-se em casa, onde já não existe ansiedade. Outros elementos como escolha do som, entretenimento e perfume ambiente afastam cada vez mais o medo e a ansiedade em qualquer idade.

Ou seja, criar um ambiente ergonômico e tranquilizante em torno da experiência do paciente é fundamental para os novos pacientes e principalmente para que seus atuais possam voltar com frequência. Eliminando-se a sensação desagradável que precede a consulta, os pacientes passam a ver a visita ao dentista somente como algo positivo e não como uma obrigação. Isso é bom para ele que se previne doenças e para a clínica que passa a fidelizar sua carteira de clientes.

Assine nossa Newsletter

Receba as nossas novidades e mantenha-se informado.

A Senador Office está há 30 anos atuando no mercado, sempre executando um trabalho com alto padrão de qualidade e excelência no atendimento. Tornou-se referência do setor moveleiro, provendo soluções e proporcionando o que há de melhor, mais novo e tecnológico na indústria mobiliária corporativa. No ano de 2006 fundou uma nova filial, com intuito de expandir os negócios e oferecer níveis ainda maiores de qualidade e serviço. A Senador Office trabalha com os melhores produtos e atua em conjunto dos melhores parceiros com o propósito de proporcionar satisfação e gerar resultados para seus clientes. Compreender a relação entre o indivíduo e seus meios, métodos e espaço de trabalho é extremamente importante para o aumento de sua produtividade. Pensando nisso a Senador Office oferece a mobilia corporativa com o mais alto padrão de qualidade, sofisticação e ergonomia. A fim de não só satisfazer as necessidades, mas superar as expectativas, adquirir o respeito e conquistar a confiança de seus clientes.
ONDE ESTAMOS
Avenida T9, Nº 366, Setor Marista.
© 2019 SENADOR OFFICE TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
A SENADOR OFFICE utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.