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Call center: como escolher o mobiliário e ajudar na ergonomia
A atividade de call center, seja ela terceirizada ou uma parte do trabalho da empresa, é bastante cansativa. Por passar muitas horas na mesma posição, executando o trabalho da melhor forma possível, o operador, muitas vezes, fica cansado e isso afeta a produção.
Pensando nisso, foi desenvolvida a NR 17, que busca garantir boas condições de trabalho ao colaborador de call center, o que também passa pelo mobiliário. A norma busca estabelecer parâmetros que promovam compreensão das necessidades psicofisiológicos do trabalhador para adaptar as condições de trabalho às mesmas, cabendo ao empregador buscar formas de oferecer o conforto necessário. Abaixo, listamos algumas dicas para ajudar na escolha dos móveis e na ergonomia, visando a melhoria na produtividade.
Pense no ambiente como um todo
Antes de falar de móveis, devemos pensar o que compõe o ambiente de trabalho como um todo: desde a temperatura do ar condicionado, nível de ruído e barulho presente na sala até a umidade do ar. Além disso, a disposição dos elementos que compõem o cenário também deve ser observada a fim de oferecer o conforto e a ergonomia necessários.
Tenha uma visão micro
Primeiro, pense nos objetos que serão utilizados no dia a dia pelo colaborador, como telefone, headset, computador etc. Eles ficaram bem acomodados? Como você pode organizá-los para que o espaço disponível seja confortável?
Com isso em mente, você será capaz de pensar quais são as necessidades em mobiliário para o call center e assim fará as melhores escolhas. Pensar nas necessidades de quem utilizará o mobiliário é o primeiro passo.
Qual o espaço a ser utilizado?
Lembre-se que mesas e cadeiras não serão utilizadas por uma só pessoa o tempo todo. Elas serão usadas por pessoas altas, magras, de pernas longas ou curtas, portanto este aspecto deve ser levado em consideração.
Dessa forma, pense nos modelos que você poderá escolher para atender esta demanda. Recomendamos as que são ajustáveis, que permitam pequenos ajustes de layout e permitem o melhor aproveitamento do ambiente e do espaço disponível. Para te ajudar, a Senador Office oferece diversas opções que atendem essas necessidades e à NR 17.
Qual o tamanho do espaço e quantas pessoas ficarão alocadas?
Antes de escolher o tamanho das baias para call center, pense na quantidade de pessoas que trabalharão ali, no espaço total que o mobiliário vai ocupar e qual é a melhor forma de aliar estes dois fatores.
Por fim, tente imaginar a situação de trabalho durante e o dia e pensar no conforto que gera produtividade. Com isso em mente, será muito mais fácil tomar as decisões de tamanho e modelo de mobiliário.
A Senador Office trabalha há 30 anos com mobiliário corporativo e pode te ajudar na escolha do melhor para a sua empresa. Para saber mais, entre em contato conosco.