NOTÍCIA

Publicado em: 31/10/2016

Ergonomia no trabalho: como melhorar

A ergonomia pode ser definida como o estudo da relação do homem com o seu ambiente de trabalho. Dessa forma, ela busca oferecer ao trabalhador o conforto adequado no ambiente laboral, prevenindo também acidentes e possíveis danos que o trabalho possa causar ao funcionário. Alguns exemplos destes danos são a má postura, a LER (lesão por esforço repetitivo) e atrofias em geral. A tríade básica da ergonomia no trabalho está no conforto, na segurança e na eficiência. Por isso, é importante pensar a ergonomia no trabalho de uma forma macro: ela vai desde pequenos alongamentos e exercícios até o mobiliário, que deve ser escolhido levando em consideração a necessidade física do ser humano, tendo em mente sua anatomia e limitações. 

Veja abaixo algumas dicas de ergonomia no trabalho para escolher o mobiliário:

Consciência corporal e ergonômica

É importante entender que a postura corporal deverá ser neutra e natural. Só assim você será capaz de discernir o que é ergonômico ou não para o seu corpo.

Base da cadeira

A base da cadeira deverá ter estabilidade de cinco pés, além de rodas e rodízios que permitam a movimentação e sustentem o peso do corpo do usuário.
Apoios

A cadeira ergonômica oferece apoio para braços e pescoço, além de encosto reforçado para a coluna vertebral. Esse encosto deverá ser regulável em altura e profundidade, respeitando as características de quem utiliza a cadeira.

Altura da cadeira

A altura da base da cadeira é essencial para a ergonomia. Ela deve estar disposta sobre a mesa formando um ângulo de 90 graus do cotovelo e o computador deve estar posicionado na altura dos olhos. Além disso, é interessante agregar um apoio para pés.


Atualmente, existem algumas normas que buscam esclarecer a ergonomia no trabalho. São elas a ABNT NBR 13962 de 2006 e a NR 17. Por isso, fique atento se o mobiliário atende às mesmas. Além disso, lembre-se sempre que o mobiliário ergonômico (não somente a cadeira) não contribuem apenas para o conforto, mas também para a produtividade do colaborador e são adaptáveis a diferentes usuários.

A Senador Office trabalha com móveis para escritório que atendem às exigências de ergonomia no trabalho. Para saber mais, baixe nosso catálogo ou faça um orçamento conosco!

Assine nossa Newsletter

Receba as nossas novidades e mantenha-se informado.

A Senador Office está há 30 anos atuando no mercado, sempre executando um trabalho com alto padrão de qualidade e excelência no atendimento. Tornou-se referência do setor moveleiro, provendo soluções e proporcionando o que há de melhor, mais novo e tecnológico na indústria mobiliária corporativa. No ano de 2006 fundou uma nova filial, com intuito de expandir os negócios e oferecer níveis ainda maiores de qualidade e serviço. A Senador Office trabalha com os melhores produtos e atua em conjunto dos melhores parceiros com o propósito de proporcionar satisfação e gerar resultados para seus clientes. Compreender a relação entre o indivíduo e seus meios, métodos e espaço de trabalho é extremamente importante para o aumento de sua produtividade. Pensando nisso a Senador Office oferece a mobilia corporativa com o mais alto padrão de qualidade, sofisticação e ergonomia. A fim de não só satisfazer as necessidades, mas superar as expectativas, adquirir o respeito e conquistar a confiança de seus clientes.
ONDE ESTAMOS
Avenida T9, Nº 366, Setor Marista.
© 2019 SENADOR OFFICE TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
A SENADOR OFFICE utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.