NOTÍCIA
Ergonomia no trabalho: como melhorar
A ergonomia pode ser definida como o estudo da relação do homem com o seu ambiente de trabalho. Dessa forma, ela busca oferecer ao trabalhador o conforto adequado no ambiente laboral, prevenindo também acidentes e possíveis danos que o trabalho possa causar ao funcionário. Alguns exemplos destes danos são a má postura, a LER (lesão por esforço repetitivo) e atrofias em geral. A tríade básica da ergonomia no trabalho está no conforto, na segurança e na eficiência. Por isso, é importante pensar a ergonomia no trabalho de uma forma macro: ela vai desde pequenos alongamentos e exercícios até o mobiliário, que deve ser escolhido levando em consideração a necessidade física do ser humano, tendo em mente sua anatomia e limitações.
Veja abaixo algumas dicas de ergonomia no trabalho para escolher o mobiliário:
Consciência corporal e ergonômica
É importante entender que a postura corporal deverá ser neutra e natural. Só assim você será capaz de discernir o que é ergonômico ou não para o seu corpo.
Base da cadeira
A base da cadeira deverá ter estabilidade de cinco pés, além de rodas e rodízios que permitam a movimentação e sustentem o peso do corpo do usuário.
Apoios
A cadeira ergonômica oferece apoio para braços e pescoço, além de encosto reforçado para a coluna vertebral. Esse encosto deverá ser regulável em altura e profundidade, respeitando as características de quem utiliza a cadeira.
Altura da cadeira
A altura da base da cadeira é essencial para a ergonomia. Ela deve estar disposta sobre a mesa formando um ângulo de 90 graus do cotovelo e o computador deve estar posicionado na altura dos olhos. Além disso, é interessante agregar um apoio para pés.
Atualmente, existem algumas normas que buscam esclarecer a ergonomia no trabalho. São elas a ABNT NBR 13962 de 2006 e a NR 17. Por isso, fique atento se o mobiliário atende às mesmas. Além disso, lembre-se sempre que o mobiliário ergonômico (não somente a cadeira) não contribuem apenas para o conforto, mas também para a produtividade do colaborador e são adaptáveis a diferentes usuários.
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