NOTÍCIA
Espaço de estudo: quais móveis escolher para mantê-lo organizado?
Montar um espaço de estudo adequado ao processo de aprendizagem pode ser uma tarefa complicada. No entanto, mantê-lo organizado é essencial para melhorar a concentração nas atividades, sobretudo de crianças ou adolescentes. Desorganização, brinquedos espalhados e estudo não combinam, afinal, a disposição inadequada de objetos pode gerar distrações, comprometendo a produtividade escolar.
Nesse contexto, definir um espaço exclusivo de estudo pode contribuir para uma maior concentração e, consequentemente, melhorar o aproveitamento escolar. Diante disso, o primeiro passo é entender o que fazer para personalizar este espaço, de modo a deixá-lo mais bem preparado para esta finalidade. Confira, a seguir, algumas dicas que farão toda diferença nos seus estudos!
Que móveis escolher, afinal?
Antes de mais nada, é muito importante buscar aproveitar o máximo das vantagens proporcionadas por espaços não utilizados, aplicando, por exemplo, móveis modulares. Além de otimizar o espaço reduzido, pode-se criar um ambiente mais descontraído e inteligente — sem deixar de lado as medidas mínimas necessárias, o conforto e a funcionalidade.
Nesse contexto, utilizar mesas e gaveteiros também modulares, pode ser uma solução ideal para compor o seu espaço de estudo. No entanto, deve-se atentar para as dimensões necessárias para acomodar melhor aquelas que o utiliza, sobretudo em relação a altura e profundidade tanto de mesas quanto de cadeiras.
Além disso, para garantir a ergonomia, é fundamental investir em mobílias que correspondem ao tamanho dos usuários do espaço. Em um cenário ideal, deve-se priorizar o uso de cadeiras com encosto para braços e costas, além de mesas com profundidade indicada para o estudo.
Dicas práticas para decorar o espaço de estudos
A seguir, preparamos algumas dicas extremamente importantes. Confira o que você não pode deixar de avaliar na hora de criar um espaço de estudo funcional e com a sua cara:
Invista em acessórios
Ser criativo na hora de criar um espaço de estudo é muito importante, já que também cada detalhe pode contribuir para um melhor aproveitamento estudantil. A decoração pode melhorar a concentração, manter o foco e promover um ambiente mais confortável para todos que compartilham do mesmo espaço. Sendo assim, invista em acessórios com um belo design, mas, ao mesmo tempo, sejam funcionais.
Aproveite os espaços na parede
Mais uma dica importante para aproveitar da melhor forma o seu espaço de estudo é utilizar as paredes para organizar o lugar, seja para acomodar os livros e demais materiais escolares como outros objetos decorativos. Nesse sentido, uma boa solução pode ser investir em nichos e prateleiras. Práticos e funcionais, esse tipo de mobília permite uma organização rápida e eficiente, além de ter fácil acesso quando for necessário.
Decore do seu jeito
Por mais funcional que seja, todo espaço demanda atenção na hora de decorar, afinal, é preciso que ele expresse a identidade daqueles que irão utilizá-lo com frequência. Existem inúmeras formas de deixar o ambiente ainda mais parecido com você e o melhor, não é necessário grande investimento, já que existem inúmeras soluções simples e baratas.
Uma boa alternativa são os adesivos decorativos. Mais acessíveis que os papéis de parede, por exemplo, eles permitem uma fácil aplicação tanto nas mobílias quanto nas portas, favorecendo um estilo mais despojado para o espaço de estudo. Outro ponto que pode ser interessante é o uso de caixas organizadoras.
Qualquer ambiente de estudo de qualidade deve estar, no mínimo, muito bem organizado. Além dos nichos e prateleiras, as caixas organizadoras podem ser utilizadas de forma muito útil para acomodar materiais de estudo e/ou brinquedos. A principal vantagem é que são fáceis de encaixar em qualquer espaço.
Atenção à iluminação
Dica bônus: tenha cuidado com a iluminação do seu espaço de estudo. Além da organização, um ambiente confortável e aconchegante faz toda diferença na hora de criar um escritório para estudar em casa. Para tanto, é preciso optar por ambientes em que a circulação de pessoas seja minimizada, já que esse tipo de distração também pode comprometer a concentração e aproveitamento nos estudos.
Além disso, procure utilizar o máximo possível de iluminação natural. Assim, gera-se uma sensação de maior conforto e, também, favorece a economia de energia elétrica durante o dia, por exemplo. Caso não seja possível, uma alternativa é utilizar luminárias de mesa para tornar o espaço mais claro e confortável. Opções com braço articulado podem ainda otimizar a projeção da luz, o que minimiza as sombras que acabam ofuscando a visão.
Como vimos, organizar um espaço de estudo requer atenção a alguns fatores, mas pode ser bem-sucedido, quando se leva em consideração as necessidades de cada estudante. Inspire-se nos ambientes da Senador Office. Baixe nosso catálogo e confira as opções disponíveis para redecorar sua área de estudo em casa agora mesmo!