NOTÍCIA

Publicado em: 30/10/2020

Home office funcional: 4 dicas para organizar melhor o seu escritório

Exercer atividade profissional em casa se tornou uma prática cada vez mais comum nos dias atuais, sobretudo em função das medidas de isolamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus. Entretanto, é preciso destacar que não basta apenas utilizar um notebook conectado à internet se estiver deitado no sofá, por exemplo. É preciso manter uma boa disciplina e organização para tornar o seu home office funcional e ergonômico.

Afinal, negligenciar estes dois fatores poderá comprometer significativamente a sua produtividade bem como ocasionará eventuais problemas de saúde, como lesões causadas pelo esforço repetitivo (L.E.R.) e até mesmo reflexos emocionais, sendo a ansiedade e o estresse os maiores exemplos. Pensando nisso, apresentaremos a seguir 4 dicas que tornarão o seu trabalho mais saudável e produtivo. Acompanhe!

1. Defina um local para o home office funcional.
Embora seja tentador trabalhar de casa, essa pode não ser uma tarefa fácil para todos os empregados em regime de home office. Isso porque, existem diversas distrações provocadas pela falta sensação de informalidade que podem comprometer o seu rendimento. Não são raros os casos em que esse tipo de profissional se pega sentado no sofá ou deitado na cama durante o expediente.
Além de tornar a rotina menos produtiva, essa prática pode comprometer a qualidade do trabalho e impactar negativamente em sua saúde. Portanto, é fundamental dedicar um cantinho exclusivo para servir de escritório. Dessa forma, sempre que estiver trabalhando, seu próprio corpo e mente irão se focar nas atividades que devem ser executadas.


2. Coloque seus objetos de forma ordenada.
Após escolher o local da casa em que trabalhará pelos próximos dias, é preciso organizar o espaço de trabalho, de modo a evitar distrações importantes. Isso porque, executar suas atividades em um local desorganizado pode dificultar sua rotina, além de ser um estimulante para manter você disperso.
Por isso, sempre que possível reserve um tempo para organizar e limpar a sua estação de trabalho. Identifique objetos que estejam dispostos sem necessidade e deixe tudo acomodado da melhor forma possível. Uma dica importante é manter na sua linha de visão apenas objetos que serão úteis à sua rotina.


3. Fique atento às questões ergonômicas!
Como já destacamos anteriormente, trabalhar em uma postura inadequada pode comprometer seu rendimento. Além disso, se manter em uma posição desconfortável por longas horas pode também comprometer a sua saúde física, sobretudo por conta das dores lombares. Por essa razão, é essencial investir na compra de móveis novos e adaptados às suas necessidades ergonômicas.
Sendo assim, antes de comprar uma cadeira, por exemplo, é preciso avaliar se ela conta com dispositivos como regularem de altura, controle de inclinação do encosto e do assento, se os rodízios são seguros, entre outros fatores. Nesse contexto, a dica mais valiosa é manter sua posição sentado em uma altura em que permita que os seus pés se apoiem no chão e que os ombros estejam alinhados à mesa.


4. Verifique atentamente a iluminação do ambiente.
Outro detalhe importante para garantir que você tenha um home office funcional é controlar a iluminação do ambiente. De acordo com especialistas, trabalhar em locais mais escuros pode provocar sensações de desânimo, apatia e improdutividade, além de impedir que alguns objetos possam ser rapidamente encontrados em determinadas ocasiões.
Ainda, é importante que haja a presença de iluminação natural, ao menos em algumas partes do dia, afinal, esse detalhe pode contribuir para uma melhora em sua produtividade. Caso não seja possível, você pode apostar em luminárias e abajures para conseguir uma iluminação eficiente.
Para evitar a fadiga visual e os reflexos provocados pelas sombras em pontos escuros do ambiente é preciso investir em luminárias indiretas, posicionadas estrategicamente atrás do monitor. Assim, fica mais fácil impedir com que ocorra efeitos produzidos pela luz refletida na tela do seu dispositivo eletrônico.
Concluindo, construir um ambiente de trabalho ergonômico é possível através dos cuidados que citamos. Cuidar de um home office funcional é um passo fundamental para melhorar os seus resultados no trabalho, cuidar da sua saúde física e mental. Ou seja, para desempenhar o seu papel profissional com maior comodidade e assegurar uma rotina mais produtiva, é indispensável pensar no uso prático e seguro do seu escritório doméstico.
E aí, leitor. O que achou das nossas dicas? Deixamos algum detalhe de lado ou se lembra de algo que não foi abordado neste texto? Caso queira conhecer nossas opções para tornar o seu ambiente de trabalho mais sofisticado, moderno e confortável, entre em contato conosco.

Assine nossa Newsletter

Receba as nossas novidades e mantenha-se informado.

A Senador Office está há 30 anos atuando no mercado, sempre executando um trabalho com alto padrão de qualidade e excelência no atendimento. Tornou-se referência do setor moveleiro, provendo soluções e proporcionando o que há de melhor, mais novo e tecnológico na indústria mobiliária corporativa. No ano de 2006 fundou uma nova filial, com intuito de expandir os negócios e oferecer níveis ainda maiores de qualidade e serviço. A Senador Office trabalha com os melhores produtos e atua em conjunto dos melhores parceiros com o propósito de proporcionar satisfação e gerar resultados para seus clientes. Compreender a relação entre o indivíduo e seus meios, métodos e espaço de trabalho é extremamente importante para o aumento de sua produtividade. Pensando nisso a Senador Office oferece a mobilia corporativa com o mais alto padrão de qualidade, sofisticação e ergonomia. A fim de não só satisfazer as necessidades, mas superar as expectativas, adquirir o respeito e conquistar a confiança de seus clientes.
ONDE ESTAMOS
Avenida T9, Nº 366, Setor Marista.
© 2019 SENADOR OFFICE TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
A SENADOR OFFICE utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.