NOTÍCIA

Limpeza de cadeiras de escritório: descubra sua importância e como fazer em tempos de Covid-19

A limpeza e desinfecção dos ambientes é uma das principais preocupações geradas pela pandemia da COVID-19. Isso porque, além da transmissão pelo ar ou contato pessoal, o toque em objetos e superfícies contaminadas é potencialmente perigoso quando seguido de contato com a boca, nariz ou olhos — já que pode contaminar uma pessoa saudável. Por isso, a limpeza de cadeiras de escritório é uma forma de frear o avanço da doença.

Por conta das recomendações de distanciamento social, muitas organizações propuseram o regime de trabalho em home office. Assim, milhares de trabalhadores passaram a executar suas atividades profissionais de casa. Entretanto, o cuidado deve ser redobrado, mesmo para aqueles que não saem mais de casa com tanta frequência. Para ajudá-lo nesta missão, reunimos um guia completo sobre limpeza da sua cadeira. Confira!

Afinal, por que limpar superfícies e objetos?

De acordo com pesquisadores de universidades norte-americanas e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o vírus da Covid-19 pode sobreviver por diferentes períodos, de acordo com a superfície em que está depositado. Segundo estudo liderado pelos cientistas, o vírus mantém-se ativo por até 3 dias em aço inoxidável e plásticos, ou até 4 horas sobre o cobre, por exemplo.

Diante disso, a limpeza e desinfecção do ambiente é fundamental para que haja uma redução significativa do agente biológico potencialmente contaminante. Além das cadeiras, estações de trabalho e dispositivos periféricos, é fundamental fazer a assepsia do chão, maçanetas, chaves, celulares, embalagens e qualquer outra superfície eventualmente contaminada.

Como higienizar os ambientes?

Em se tratando de objetos e acessórios pessoais, a utilização de água e sabão é mais que o suficiente para descontaminação do vírus causador do coronavírus. Entretanto, em alguns casos podem ser necessários o uso de desinfetantes químicos, como o álcool líquido ou em forma de gel na concentração mínima de 70%. 

Outros produtos bastante comuns são o hipoclorito de sódio (cloro) e quaternários de amônio (detergentes, desinfetantes e alvejantes de uso comum). Vale destacar que a desinfecção de superfícies deve ser feita com extremo cuidado e atenção. Afinal, a maioria dos produtos de limpeza possuem agentes químicos potencialmente perigosos.

Em alguns casos, o uso desmedido de produtos sem regulação das agências controladoras podem provocar acidentes domésticos como queimaduras de diversos níveis e outros problemas de saúde, como a intoxicação ou irritação da pele. Além disso, há grande chance desses produtos não oferecerem uma proteção eficiente.

Como fazer a limpeza de cadeiras de escritório?

Para manter as cadeiras sempre limpas, aumentando assim a durabilidade do produto e afastar corretamente os riscos de contaminação pelo vírus através das superfícies basta adotar medidas simples. Veja quais são elas!

Atenção às orientações do fabricante

O primeiro passo para garantir uma limpeza eficiente — sem comprometer a qualidade do material aplicado na sua cadeira de escritório é seguir todas as orientações de manutenção e conservação do produto. Atualmente existem uma série de opções que vão desde revestimento em couro à materiais sintéticos. 

Sendo assim, cada uma exige cuidados especiais e distintos. Portanto, antes de aplicar qualquer produto de limpeza, verifique as indicações dadas pelo fabricante. Assim, é possível mantê-las por mais tempo em uso e em perfeitas condições.

Recorra a velha e boa água com sabão

A limpeza das áreas externas devem ser feitas a partir da mistura entre água e detergente neutro. Para tanto, utilize um pano limpo levemente umedecido e, com o auxílio de um balde, vá passando a solução para higienizar a cadeira. É importante estar atento para não molhar demasiadamente, afinal, isso poderá comprometer a qualidade do estofado. Antes de finalizar, utilize uma flanela seca para extrair a umidade.

Outro cuidado importante: jamais aplique qualquer produto de limpeza diretamente na superfície da sua cadeira. Caso contrário, poderão surgir manchas decorrentes da ação química durante a limpeza. Ademais, aplique a água com sabão em toda extensão para retirar completamente qualquer sujidade, especialmente no apoio para braços, pernas e rodízios.

Mantenha a cadeira no abrigo do sol

A incidência de raios solares pode ser prejudicial à conservação de cadeiras de escritório, independente do material utilizado no acabamento. Portanto, é aconselhável mantê-la sempre longe da exposição direta aos raios ultravioletas. Além de tornar o couro mais quebradiço, o calor pode comprometer a cor original dos componentes da cadeira, tornando-a opaca e com aparência envelhecida.

Independentemente do material da sua cadeira e das suas características, para evitar a propagação do novo coronavírus é indispensável adotar medidas de segurança. Por isso, apenas saia de casa em caso de extrema necessidade. Lembre-se sempre de tirar os calçados e higienizar bem as mãos com água e sabão ou álcool 70%. Também, recomenda-se fazer a limpeza de cadeiras de escritório periodicamente, bem como dos demais objetos e acessórios do seu home office.

 

Assine nossa Newsletter

Receba as nossas novidades e mantenha-se informado.

A Senador Office está há 30 anos atuando no mercado, sempre executando um trabalho com alto padrão de qualidade e excelência no atendimento. Tornou-se referência do setor moveleiro, provendo soluções e proporcionando o que há de melhor, mais novo e tecnológico na indústria mobiliária corporativa. No ano de 2006 fundou uma nova filial, com intuito de expandir os negócios e oferecer níveis ainda maiores de qualidade e serviço. A Senador Office trabalha com os melhores produtos e atua em conjunto dos melhores parceiros com o propósito de proporcionar satisfação e gerar resultados para seus clientes. Compreender a relação entre o indivíduo e seus meios, métodos e espaço de trabalho é extremamente importante para o aumento de sua produtividade. Pensando nisso a Senador Office oferece a mobilia corporativa com o mais alto padrão de qualidade, sofisticação e ergonomia. A fim de não só satisfazer as necessidades, mas superar as expectativas, adquirir o respeito e conquistar a confiança de seus clientes.
ONDE ESTAMOS
Avenida T9, Nº 366, Setor Marista.
© 2019 SENADOR OFFICE TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
A SENADOR OFFICE utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.