NOTÍCIA

Publicado em: 01/06/2021

5 dicas para evitar dores nas costas

As dores nas costas são uma das principais queixas dos pacientes nos consultórios médicos e está diretamente relacionada a má-postura. Depois de um longo dia de trabalho, é comum que essas dores apareçam, causando bastante incômodo.

As dores nas costas são uma das principais queixas dos pacientes nos consultórios médicos e está diretamente relacionada a má-postura. Depois de um longo dia de trabalho, é comum que essas dores apareçam, causando bastante incômodo.


Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% da população já teve ou terá dor na coluna. Portanto, se você sofre com este problema, continue a leitura para conferir 5 dicas que trouxemos para ajudá-lo a obter alivio para esse tipo de desconforto.


1. Mantenha uma postura alinhada

É preciso sempre manter uma postura, especialmente ao se sentar. Se você passa muito tempo em uma cadeira muito desconfortável, por exemplo, o ideal é se movimentar regularmente para minimizar eventuais dores. Para ter mais conforto, você não precisa necessariamente trabalhar em uma cadeira ergonômica, mas se movimentar pode ajudá-lo a relaxar o corpo.


Dar uma pausa no trabalho não significa que está usando essa ação para deixar de fazer suas tarefas do dia a dia — embora isso possa ser usado como desculpa —, é fundamental até mesmo para seu trabalho fluir, pois se sentirá mais engajado e produtivo se puder evitar situações cuja dor na coluna seja extremamente desconfortante.


2. Utilize uma cadeira confortável

cadeira de escritório é um item fundamental e muito utilizável, pois é nela que maior parte das pessoas passam sentadas — seja em trabalho presencial ou remoto — exceto operadores de máquinas industriais, por exemplo.


Contudo, para trabalhar de forma adequada, é muito importante que use uma cadeira adequada e seja ajustável a você, assim, pode-se evitar muitas causas de dor nas costas. Nesse sentido, vale destacar que a cadeira ideal é aquela que:


• seus braços ficam no mesmo nível que a mesa ao digitar sem forçar seus tendões;
• suas costas se mantém devidamente encaixadas sem fazer com que fique alto ou baixo demais;
• tenha apoio adequado para os antebraços;
• conte com um assento confortável e macio.


3. Tenha uma boa noite de sono

O sono é muito importante para que possamos acordar bem-dispostos e prontos para realizar as atividades do dia a dia, contudo as dores nas costas também podem estar relacionadas com a forma que você dorme.


Dependendo da posição que deitamos, podemos aumentar a pressão nos ombros, quadris, pescoço e a parte inferior das costas. Por isso, procure se deitar em posição mais confortável, mantendo a curva natural das costas, assim, minimiza-se a pressão nos músculos do dorso.


Por outro lado, não existe uma posição correta, o ideal é encontrar aquela que não traz mais dores ou que pode aliviá-las. Contudo, dormir de bruços, por exemplo, pode agravar ainda mais o problema, já que acaba forçando os músculos.


4. Faça alongamentos regularmente

Outra dica que pode fazer toda diferença para sua saúde postural é o alongamento. Separe 10 minutos do seu dia para relaxar todos os músculos do seu corpo, inclusive as costas. Caso considere que esses minutos no horário do seu trabalho possa afetar o seu desempenho, você também pode se alongar antes de sair de casa, chegando ao trabalho mais bem preparado e focado.


Praticar yoga, sempre que possível também pode ser uma excelente recomendação para quem precisa relaxar todos os membros do seu corpo. Em algumas empresas, inclusive, é muito comum que sejam incentivadas esse tipo de atividade, a fim de minimizar possíveis problemas relacionados à postura.


5. Posição correta dos pés, braços e ombros

O posicionamento correto dos pés é essencial para evitar dores nas costas. É preciso lembrar que todo o corpo funciona como uma engrenagem perfeita. Logo, é essencial que todas as partes estejam na posição correta. Sendo assim, o ideal é manter sempre os pés bem apoiados no chão ou sobre um tipo de apoio ergonômico.


Ademais, no caso dos cotovelos, é necessário que eles estejam sempre apoiados sobre uma superfície que os mantenha por longos períodos em uma posição confortável. Pode-se utilizar apoios para os pulsos, cotovelos e braços, se necessário.


Conclusão

Percebeu como é possível, com as das dicas que trouxemos, evitar as temíveis dores nas costas? Praticar atividades físicas regularmente, evitar posturas inadequadas e utilizar mobílias ergonômicas são os principais recursos que podem ser empregados para evitar que esse tipo de problema seja recorrente na sua vida.


Além disso, alguns fatores podem estar relacionados a essa condição, como, por exemplo, desvio de coluna, hérnia de disco, dentre outros. Por isso, sempre que possível, faça visitas regulares ao seu médico de confiança.


Portanto, se você gostou das nossas dicas, aproveite para compartilhá-las em suas redes sociais com familiares e amigos! Para conhecer melhor sobre as nossas soluções em mobílias corporativas, entre em contato conosco e confira nosso catálogo de produtos!

Assine nossa Newsletter

Receba as nossas novidades e mantenha-se informado.

A Senador Office está há 30 anos atuando no mercado, sempre executando um trabalho com alto padrão de qualidade e excelência no atendimento. Tornou-se referência do setor moveleiro, provendo soluções e proporcionando o que há de melhor, mais novo e tecnológico na indústria mobiliária corporativa. No ano de 2006 fundou uma nova filial, com intuito de expandir os negócios e oferecer níveis ainda maiores de qualidade e serviço. A Senador Office trabalha com os melhores produtos e atua em conjunto dos melhores parceiros com o propósito de proporcionar satisfação e gerar resultados para seus clientes. Compreender a relação entre o indivíduo e seus meios, métodos e espaço de trabalho é extremamente importante para o aumento de sua produtividade. Pensando nisso a Senador Office oferece a mobilia corporativa com o mais alto padrão de qualidade, sofisticação e ergonomia. A fim de não só satisfazer as necessidades, mas superar as expectativas, adquirir o respeito e conquistar a confiança de seus clientes.
ONDE ESTAMOS
Avenida T9, Nº 366, Setor Marista.
© 2019 SENADOR OFFICE TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
A SENADOR OFFICE utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.