NOTÍCIA

Publicado em: 11/02/2021

6 dicas para desinfetar móveis de escritório sem comprometer sua conservação

Ambientes sujos ou mal organizados podem comprometer a imagem de empresas de qualquer setor. Entretanto, a falta de higiene não está somente relacionada a reputação do seu negócio, ela pode também comprometer a saúde dos próprios funcionários e gerar uma série de problemas sanitários.

Ambientes sujos ou mal organizados podem comprometer a imagem de empresas de qualquer setor. Entretanto, a falta de higiene não está somente relacionada a reputação do seu negócio, ela pode também comprometer a saúde dos próprios funcionários e gerar uma série de problemas sanitários.


Com isso, além de comprometer as operações da sua empresa, a higienização malfeita pode incorrer em fiscalização e multa por parte dos órgãos controladores. Nesse contexto, é muito importante saber como proceder em uma limpeza de móveis de escritório, sem abrir mão da conservação dos mesmos.


Portanto, se deseja saber mais sobre este assunto, está no lugar certo! No post de hoje vamos apresentar 6 dicas muito úteis na hora de limpar e desinfetar a mobília da sua empresa. Acompanhe!


Como limpar e manter móveis com aspecto renovado?

Antes de mais nada, é importante deixar claro que a limpeza e desinfecção de móveis deve ser feita com cuidado. Para tanto, os produtos escolhidos precisam garantir a eficiência na hora de remover sujeiras mais profundas, mas, não podemos abrir mão da conservação das mobílias.


Afinal, como sabemos, a maioria dos produtos de limpeza pesada contam com componentes químicos que podem ser altamente corrosivos ou abrasivos, logo, oferecem maior risco de danificar a superfície dos móveis.


Confira a seguir algumas dicas para realizar a limpeza de seus móveis e mantê-los com aspecto de novos.


1. Superfícies em madeira

Limpar os móveis com certa regularidade é o primeiro passo para ampliar a vida útil de mobílias para escritório. Afinal, com o passar do tempo a poeira acumulada pode comprometer o brilho da madeira, deixando-a com aspecto mais envelhecido.


Para evitar isso, basta realizar uma limpeza simples com um pano levemente umedecido com água. Em seguida, é preciso utilizar um pano seco para eliminar toda umidade que eventualmente tenha ficado e assim reduzir os riscos de defeitos nos tampos de madeira.


Em se tratando de uma higienização mais profunda, como a retirada de manchas, por exemplo, pode-se utilizar sabão neutro e água (ou água + álcool). Já nos casos em que seja necessário lustrar o móvel, é importante ter cuidado para não manchar a superfície ou comprometer sua textura natural. A dica é dar preferência para lustra-móveis à base de silicone, já que esse tipo de produto confere uma camada extra de proteção e evita manchas.


2. Peças com acabamento em Lacca

Diferente das superfícies em madeira, o acabamento em Lacca demanda um cuidado especial. Isso porque a limpeza deve ser realizada com água morna em quantidade suficiente para eliminar toda poeira. Para finalizar, basta secar com um pano limpo e macio utilizando movimentos suaves.


A remoção de manchas mais impregnadas, por sua vez, pode ser efetuada a partir da mistura entre água e álcool com uma proporção de 50/50 — também é necessário secar a superfície logo em seguida para não danificar as peças.


Atenção: jamais utilize álcool puro para limpeza.


Para esse tipo de material, o ideal é realizar a higienização frequente, pois a poeira acumulada pode alterar a cor e o brilho das peças ou dificultar a remoção.


3. Vidros

Em um ambiente corporativo é muito comum que as mobílias multifuncionais ou de espaço compartilhado tenham divisórias em vidro. Por isso, é preciso se lembrar de higienizá-los sempre com um pano adequado. Além disso, existem duas opções para remoção de sujeira dos vidros: água e detergente neutro ou limpa-vidros. Caso escolha a última opção, tenha cuidado para que o produto não escorra e acabe manchando o vidro e demais acessórios.


4. Puxadores

Os puxadores dos móveis são fabricados em diferentes materiais. Contudo, sejam eles de plástico ou metal, por exemplo, é importante fazer a higienização correta, ou seja, utilizando água e um pano seco para dar o acabamento final. No caso desse tipo de acessório, evite utilizar produtos de limpeza pesada e materiais abrasivos, afinal, eles podem marcar ou riscar os puxadores.


5. Dobradiças

Durante a limpeza e desinfecção de móveis de escritório é muito comum que as dobradiças (e corrediças) sejam esquecidas. Normalmente elas estão localizadas em regiões de difícil acesso e, equivocadamente, as pessoas acreditam que não precisam de manutenção.


Na verdade, por se tratar de um acessório feito com uma camada de óleo, o acúmulo de sujeira ou umidade pode comprometer seu funcionamento ideal, levando até mesmo a oxidação das peças.


Sendo assim, recomenda-se utilizar um pano seco ou utilizar um pincel de cerdas macias para auxiliar na remoção de poeira ou umidade que esteja presente nos cantos de difícil acesso.


6. Superfícies esmaltadas e de inox

Para finalizar, as peças esmaltadas e produzidas em inox devem ser limpas sempre com o auxílio de um pano levemente umedecido + sabão neutro. Caso seja necessário, pode-se utilizar também produtos desengordurantes, desde que não haja cloro ou derivados em sua composição ativa.


Gostou deste artigo? Se deseja encontrar os móveis ideais para o seu escritório ou tiver alguma dúvida, basta entrar em contato conosco para obter mais informações.

Assine nossa Newsletter

Receba as nossas novidades e mantenha-se informado.

A Senador Office está há 30 anos atuando no mercado, sempre executando um trabalho com alto padrão de qualidade e excelência no atendimento. Tornou-se referência do setor moveleiro, provendo soluções e proporcionando o que há de melhor, mais novo e tecnológico na indústria mobiliária corporativa. No ano de 2006 fundou uma nova filial, com intuito de expandir os negócios e oferecer níveis ainda maiores de qualidade e serviço. A Senador Office trabalha com os melhores produtos e atua em conjunto dos melhores parceiros com o propósito de proporcionar satisfação e gerar resultados para seus clientes. Compreender a relação entre o indivíduo e seus meios, métodos e espaço de trabalho é extremamente importante para o aumento de sua produtividade. Pensando nisso a Senador Office oferece a mobilia corporativa com o mais alto padrão de qualidade, sofisticação e ergonomia. A fim de não só satisfazer as necessidades, mas superar as expectativas, adquirir o respeito e conquistar a confiança de seus clientes.
ONDE ESTAMOS
Avenida T9, Nº 366, Setor Marista.
© 2019 SENADOR OFFICE TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
A SENADOR OFFICE utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.